sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Conhecimento nunca é demais

Hoje pela manhã, recebi uma ligação de um amigo, que vende servidores. O mesmo relatou que um cliente estava com intenção de devolver uma compra, pois os técnicos que desenharam o projeto de reestruturação do Data Center, estavam desconfiados da performance que o equipamento estava apresentando.

O equipamento em questão é um servidor HP DL360e Gen8, com garantia de 3 anos pela HP do Brasil. Por telefone já diagnostiquei o problema, quando soube que seria a instalação de um VMWare ESXi 5.1. Equipamentos novos, possuem hardware atualizado, ou seja, a controladora raid, placas de rede, e demais dispositivos, devem ser configurados com os mais novos drivers disponíveis pelo fabricante, no momento da instalação.

Para validar a performance do equipamento, configurei alguns parametros na Bios e também na controladora Raid, baixei o drive adequado, e instalei um sistema operacional chamado Centos 6.2, que de acordo com o técnico do cliente, é uma versão simples, texto e que não "agride" o hardware. Bem, concordo com ele, mas ao criar um arquivo com tamanho alocado em disco de 10GB, o servidor demorou 20 segundos, a performance de gravação em disco, medida pelo aplicativo nativo HDPARM, foi de 7GB/s de leitura e de 50MB/s de gravação, porque para gravar é mais rapido do que para ler? pelo simples fato de que, ao utilizar uma controladora RAID, as gravações são feitas em cache e depois aplicadas no disco, já a leitura, é feita diretamente no disco.

O técnico, quando viu essas informações, não se atentou ao que estava sendo apresentado e, por vontade ou teimosia, preferiu realizar a instalação desabilitando a controladora, e utilizando o disco sem proteção nenhuma. Para realizar essa operação existe a necessidade de parametrização na Bios do servidor, após concluir essa parametrização, disponibilizei para ele novamente o servidor, lembro que por várias vezes nós o questionamos sobre a utilização do driver adequado em modo Raid no momento da instalação do VMWare.

A instalação ocorreu normalmente, e o mesmo, verificou que realmente, era um problema de driver correto para o sucesso na implementação. A lição que tiramos disso é: as vezes, devemos deixar de lado nosso orgulho e se atentar as sugestões dos outros, pois, as experiências vividas podem ser iguais, e porque correr atrás de algo, que já foi resolvido ?

0 comentários:

Postar um comentário